Você sabe quando aconteceu a primeira corrida de rua e como foi o surgimento dessa prática? A história da corrida de rua é repleta de curiosidades que podem servir de inspiração para os seus treinos!
A corrida de rua consiste em corridas de longa distância em pistas de rua e envolve um grande número de corredores. As duas principais provas da corrida de rua são a meia maratona e a maratona. Esses eventos são esportes de participação popular, incluindo o envolvimento de atletas de alto nível junto com centenas ou milhares de corredores amadores para os quais completar a corrida é mais importante do que vencer.
Mas, afinal, como começou a história da corrida de rua?
Datado de 776 a.C., o primeiro evento dos primeiros Jogos Olímpicos foi uma corrida a pé. Em 490 a.C., um soldado grego chamado Fidípides teria corrido de Maratona a Atenas, na Grécia – cerca de 40 quilômetros – para dar a notícia de uma vitória militar contra os persas na Batalha de Maratona.
Avançando para 1896, os organizadores dos primeiros Jogos Olímpicos internacionais prestaram homenagem a Fidípides realizando uma “maratona” com 24,85 milhas, abrangendo desde a Marathon Bridge até o Estádio Olímpico de Atenas. Embora apenas nove dos 25 participantes corajosos tenham terminado a corrida, ela inspirou a primeira Maratona de Boston no ano seguinte.
Não foi até 1908, no entanto, que a maratona foi estabelecida pela primeira vez como 26,2 milhas nas Olimpíadas de Londres. Treze anos depois, a Federação Atlética Amadora Internacional declarou oficialmente que a maratona seria uma distância de 26,2 milhas – ou 42.195 quilômetros.
Curiosidades sobre a corrida de rua
Devido ao constante crescimento da corrida recreativa na década de 1950, a meia maratona surgiu como uma alternativa para as maratonas. O evento não faz parte das Olimpíadas ou Campeonatos Mundiais, mas tem seu próprio Campeonato Mundial de Meia Maratona da IAAF desde 1992.
No Brasil as primeiras corridas datam do início do século XX, sendo que a prova mais conhecida e prestigiada do país teve sua primeira edição realizada no ano de 1925: a Corrida de São Silvestre, realizada na cidade de São Paulo.
Após a década de 1970, ocorreu nos Estados Unidos um grande salto na prática da corrida de rua, conhecido como “Jogging Boom” – que ocorreu a partir das teorias apresentadas pelo médico americano Kenneth Cooper, que pregava a prática da corrida como forma de lazer e busca pela saúde. Com isso, houve um aumento significativo no número de provas e de participantes nas corridas de rua.
Esse aumento de praticantes e de provas aconteceu no Brasil posteriormente, em meados da década de 1990
Comentários
Postar um comentário